Seguidores

quinta-feira, 10 de março de 2011

2

Coisinhas em eva que fiz!

Olá pessoal! Adoro EVA! Fiz o curso com a Jacirinha e me apaixonei... muitas coisinhas são inspiradas nas criações dela. Costumo dizer umas das melhores invenções dos úlmos tempos é o EVA e o TNT!


0

Jogos que confeccionei.



Olá pessoal. Selecionei algumas ideias legais do projeto do sapinho. Faltou foto dos dados que não tirei. Vou providenciar! Espero que gostem. Beijos
jogo da velha feito por mim em eva. Os rostinhos são de isopor. Ficou lindo!

Jogo da velha reciclado feito pelas crianças com sobras de eva, papel, bandeija de bolo, pizza, tampinha,
Umas das crianças que fez.
Quadro de pregas individual.. muito importante como auxílio na alfabetização.
Coloquei tudo de curiosidades que encontrei na net e coloquei na lata. Cada dia líamos duas no final da aula.
0

Projeto o Sapinho e a Sapinha

Projeto
O sapinho e a sapinha
Andressa Caroline


Projeto: O sapinho e a sapinha
Público alvo: 1º ano
DURAÇÃO: 3 DIAS
OBJETIVOS:
ü  Trabalhar o lógico matemático, leitura e produção de texto;
ü  Despertar o interesse dos alunos pelo tema central do projeto;
ü  Instigar o trabalho em grupo em especial nas atividades envolvendo o lógico matemático;
ü  Identificar a diferença de macho/fêmea;
ü  Identificar e respeitar os diversos tipos de família;
ü  Identificar como ocorre a transformação dos anfíbios;
ü  Oportunizar a aprendizagem de novos grupos de palavras;
ü  Propiciar o contato com diversos portadores de texto;
ü  Desenvolver a capacidade de dramatização e reconto;
ü  Despertar as habilidades artísticas;
ü  Reconhecer o tipo de habitat;
Conteúdos e metodologia:
Ø  História dos sapinhos (formação familiar);
Ø  Gráficos representativos;
Ø  Pequenos vídeos sobre sapos e sua reprodução/transformação;
Ø  Mural das descobertas;
Ø  Potinho de notícias;
Ø  Linguagem oral e escrita: textos coletivos, leitura de textos complementares;
Ø  Curiosidades;
Ø  Confecção de cartazes;
Ø  Jogos matemáticos diversos;
Ø  Reconto de história;
Ø  Vídeo com música tema do projeto : O sapinho saiu pra passear;
Ø  Confecção de alguns jogos;
Ø  Confecção de fantoches;
Ø  Recontos por meio de fantoches;
Ø  Dramatização de música tema do projeto dentre outras;

Avaliação:
Será realizada por meio de registros que estarão de acordo com a participação dos alunos, interesse e desenvolvimento individual e coletivo dos mesmos;

1º dia:
Incentivando os alunos:
Levar para a sala dentro de uma caixa surpresa um sapo de mentira. Deixar que todas as crianças em roda pegar na caixa para tentar adivinhar o que tem nela. Registrar no quadro as sugestões dos alunos.  Passando um tempo dizer que agora terão dicas:
1ª dica: Pode ser grande ou bem pequeno
2ª dica: Tem 4 pernas
3ª dica: Seu nome tem 4 letras
4ª dica: Pode viver na água e na terra
5ª dica: nasce de um jeito, depois se transforma e vive de outro jeito.
Após as dicas algum aluno irá adivinhar.
(iniciei trabalhando matemática , ciências)
Apresentar então o sapo para a turma. Pedir que os alunos falem como escreve o sapo, sua letra inicial , final, quantas letras, quantas vogais, quantas silabas. Pedir para que os alunos falem outras palavras que comecem com a 1ª sílaba da palavra sapo e outras palavras que terminem com a 2ª sílaba da palavra.
Registrar no máximo seis palavras no quadro e pedir aos alunos que copiem e que pintem a primeira e a última letra de cada palavra, que escrevam na frente quantas letras e depois quantas sílabas, que circulem as vogais e que façam o desenho ao lado de cada palavra. E os alfabéticos deverão escolher duas palavras e escrever duas frases utilizando as mesmas.
Dizer que aquele sapo ficará por ali por alguns dias... Para que a turma conheça um pouco sobre a vida dele.
Passar o vídeo da Xuxa: O sapinho saiu pra passear.
Apresentar a letra da música por meio de cartaz. Identificar algumas palavras. Fazer interpretação da música.
 Lançar a seguinte pergunta: Depois que os sapinhos se casaram e foram morar em um brejinho o que aconteceu? Realizar uma produção de texto coletiva com a turma onde os mesmos deverão copiar a desenhar.
Para casa: Realizar pesquisa sobre sapo.


2º dia:
Apresentar um vídeo aos alunos do nascimento dos girinos. Após o vídeo fazer o registro por meio de desenho e os alfabéticos realizarem registros escritos. Conversar sobre o nascimento e transformação dos girinos em sapos com auxilio de máscaras (cada fase do girino) as crianças serão escolhidas de acordo com a quantidade de máscaras. 
Elaborar um gráfico coletivo com a turma sobre o nascimento dos girinos do casal da música. Registrando a quantidade.
Brincar do jogo do arremesso onde o saquinho de areia será um sapinho.
Após apresentar o Jogo da velha para os alunos feitos pela professora. Dizer que cada grupo fará o seu.  Aula de artes e construção de jogos.
Após distribuir aos alunos um quadro com a sequência numérica de 1 a 50; lápis. Brincar de descobrir o número intruso.
Brincando com os dados. Dividir a turma em dois grupos. Pedir dois representantes de cada grupo. Eles receberão um dois dados com números e um dado pequeno com sinal de adição, subtração, perdeu a vez e outro com ponto de interrogação. Jogar um dado, por exemplo, cair o número 5 jogar o pequeno se sair o + jogar o outro vamos dizer que saia o 4 , o grupo da vez deverá responder quanto é 5+4. Se sair o perde a vez dará a vez para o outro grupo e se sair o interrogação escolhera se vai querer adição ou subtração. O professor deverá escolher quantas rodadas.  Ganhará a equipe que acertar as respostas e obtiver o maior número de pontos ao final do jogo.
3º dia:
Aula de artes:
Teatrando com os sapinhos. Brincar de um jogo de dado dos sentimentos. Dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo deverá jogar o dado. A carinha que sair ele deverá escolher um grupo para dramatizar aquele sentimento. Todos do grupo escolhido deverão dramatizar. E vai trocando até que todos participem. Os grupos só poderão repetir após todos os grupos terem participado da rodada.
Após a atividade confeccionar com os alunos um fantoche de sapos. Cada um deverá nomear o seu sapinho.  Realizar dramatizações livres dos grupos utilizando os fantoches.

 Após todas essas atividades preparamos o musical com a música O sapinho saiu pra passear do DVD da XUXA.
Algumas fotinhas do nosso trabalho e da oficina de jogos.
Fui convidada pela e escola e pela DRE de Santa Maria apresentar esse projeto, o musical e a oficina de jogos no ExPOBIA para todos os professores do bloco de alfabetização. Foi uma experência muito significativa e sem nehuma dúvida enriquecedora em minha vida.





0

Atividades bem criativas feitas com as crianças!

Algumas sugestões de atividades para realizar com as crianças. Espero que gostem! Beijinhos


Atividade legal para trabalhar com as crianças. Elas adoraram!
Fizemos os raios com as mãos dos alunos, cada um escreveu o seu nome dentro. Na reunião os pais receberam os bonecos e desenharam seus filhos. As crianças no dia seguinte receberam e colaram junto ao cartaz.
Folclore! Dobradura! desenho livre construído coletivamente.
Parlenda - muito legal as crianças adoraram!
Consciência negra, atividades desenvolvidas  com meus alunos.. ficaram lindas!
Dia do índio: Fizemos uma produção de texto e depois montamos um livro. Ficou lindo!
Meus desenhistas!