Seguidores

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

1

Sugestões de atividades para a educação infantil

Olá pessoal.. Estava pesquisando algumas atividades para educação infantil e achei essas sugestões bem legais. Espero que gostem. Beijos SUGESTÕES DE ATIVIDADES - EDUCAÇÃO INFANTIL CONHECIMENTO DE MUNDO- 4 a 5 anos MOVIMENTO 1- O jogo dramático: neste jogo a criança deixa de ser ela mesma para se tornar um personagem, um animal, um objeto; 2- Imitação de expressões faciais: triste, alegre, zangado, etc. 3- Brincadeira livre em pequenos grupos, com a observação do professor, que poderá fazer algumas interferências quando necessário. 4-Jogo da Marionete: simula que em cada segmento tem um fio que ao ser esticado o move. Uma criança move os fios e o outro tente mover-se em função da ação do colega. 5- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc. 6- Brincadeiras que utilizem habilidades como força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos que participa como: correr com um pé, pular corda, etc. 7- Pedir que os alunos façam algumas representações corporais como: derreter como um sorvete, balançar como as folhas de uma árvore, etc. 8- Brincadeira do siga o mestre: o professor realiza gestos para os alunos imitar. 9- Trabalhar com cantigas de roda; 10- Ao som de músicas instrumentais realizar movimentos suaves; 11- Fazer movimentos seguindo o ritmo de toques de tambor; 12- Trabalhar com as crianças diferentes modalidades musicais explorando movimentos variados. 13- Utilizar alguns materiais, em contato com o corpo da criança para proporcionar atividades sensíveis interessantes como: gelo, areia, água, etc. 14- Banho de mangueira; 15- Atividades com objetos de pesos variados; 16- Utilizando o piso da sala de aula e da área externa fazer com que os educandos percebam a diferença de temperatura entre ambos; 17- Trabalhar o reconhecimento dos sinais vitais e de suas alterações, como a respiração, os batimentos cardíacos. 18- Participa de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se e dançar. 19- Atividade livre na área da escola; 20- Atividade de comando com música; 21- Atividades de transpor obstáculos; 22- Circuito – atividade de percurso de acordo com a turma- obstáculos para subir, descer, pular, rolar, etc. 23- Atividades com raquetes: equilibrar bolas nelas, lançar bola no ar e amortecer a queda com a raquete; 24- Lançar aros pequenos no ar; 25- Pescar os aros com os pés, as mãos e com uma vara; 26- Bater no balão com diferentes partes do corpo MÚSICA 1-Entoar sons e canções em diferentes alturas; 2- Sentadas em circulo uma criança caminha, pela parte externa da roda, segurando uma bola. O educador segue o tempo da criança com um instrumento de percussão e cantando. 3-Quando pára de cantar, a criança dá a bola à outra do círculo e senta no lugar que esta deixa; 4- Caminhar, batendo dois bastõezinhos. Ao ouvir o som do apito, bater no chão com rapidez; 5- Cantar uma canção escolhida, enquanto o educador permanece em pé, Parar de cantar quando ele se senta; 6- Fazer rolar uma bola pequena com a ponta do pé enquanto soa a melodia. Pôr o pé sobre a bola toda vez que a melodia se interromper. 7- Jogos musicais; 8- Criação de pequenas canções; 9- Solicitar que os alunos cantem a música que mais apreciam; 10- A educadora canta uma música, escolhida de acordo com a idade da criança, depois pára e pede para a turma continuar a melodia. 11- Ouvir músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com diferentes ritmos, a criança tem que seguir o ritmo musical; 12- Dançar e cantar em dupla em sincronia com o colega; 13- Brincar de mímica tendo como tema uma música; 14- Dançar interpretando a letra de uma música. 15- Construção de instrumentos musicais de sucatas com os educandos; 16- O educador depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos instrumentos poderá formar uma bandinha com as crianças; 17- Utilizando garrafas cheias e vazias trabalhar a diferença de sons produzidos por eles; 18- Fazer uma comparação do som dos instrumentos feitos com materiais recicláveis com o som dos instrumentos originais; 19- Escuta obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outr os povos e países. 20- Apreciar músicas de repertórios variados (clássica, MPB, folclóricas, etc.). 21- Busca informações sobre as obras ouvidas e seus compositores 22- O educador sempre que trabalhar uma música com os educandos deverá comentar sobre o compositor e o que ele quis transmitir com a letra da mesma. ARTES VISUAIS 1- Desenhar livremente sem a intervenção direta do professor; 2- Pintar um lado da folha de jornal com tinta guache e dobrar, para ver o que acontece; 3- Usar a técnica da pintura a sopro – guache no papel, em cores variadas, ir soprando e formando o desenho. Perguntar as crianças: Como e por que isso acontece? 4- Propor as crianças que façam desenhos a partir da observação das mais diversas situações, cenas, pessoas e objetos; 5- Oferecer diversas atividades simultâneas, como desenhar, pintar, modelar e fazer construções e colagens para que as crianças possam fazer suas escolhas; 6- Desenhar auto-retrato; 7- Rasgar ou dobrar papéis com texturas variadas. 8- Passear pelos espaços da Unidade Escolar procurando objetos de cores e formas variadas e texturas do ambiente; 9- Trabalhar com barro, levando as crianças a perceberem sua textura, cheiro, cor, temperatura, criando formas e figuras, que depois de secas podem ser pintadas com tinta guache e envernizada com cola plástica. 10- Montagem de painéis que contenham ampliações dos desenhos de figuras humanas elaborados pelas crianças do grupo; 11- Ornamentar um bolo de aniversário ou uma mesa de festa; 12- Ilustrar um livro. 13- Exploração de diversos materiais (massa, tinta, argila, giz, areia, plástico, sementes, sucatas, etc.); 14- Brincar de desenhar numa caixa de areia grande; 15- Trabalhar com “óculos’ feitos de cartolina e papel celofane coloridos, para que notem que as cores se alteram, quando vistas de “óculos”. “Lentes” azuis para olhar objetos amarelos fazem com que se tornem verdes. 16- Fazer maquetes de cidades ou brinquedos que envolvem a composição de volumes, proporcionalidades, equilíbrios, etc. 17- Conversa informal, nas rodas interativas, sobre a organização e cuidado que elas devem ter em relação aos materiais e espaço físico da sala; 18- Estabelecer combinados com as crianças, expondo-os na sala de aula; 19- Guardar e organizar a sala. 20- Conversa informal, nas rodas interativas, sobre o respeito e cuidado que elas devem ter em relação aos objetos produzidos; 21- Estabelecer combinados com as crianças, expondo-os na sala de aula. 22- Exposição dos trabalhos das crianças na sala de aula e em área externa da escola; 23- Organizar uma exposição aberta à comunidade sobre algo que esteja sendo trabalhado; 24-Decoração de festas (juninas, natalinas, aniversários, etc.) utilizando as próprias produções das crianças. 25- Entrar em contato com diversas produções artísticas para que as crianças possam diferenciá-las; 26- Criar com as crianças um álbum de fotografias, um álbum de desenhos, etc. para apreciação; 27- Apresentar as crianças diversas esculturas. 28- Elaborar perguntas que instiguem a observação, a descoberta e o interesse das crianças, como: “O que você mais gostou?”Como o artista consegue estas cores? “Que instrumentos e meios ele usou? O que você acha que foi mais difícil para ele fazer? 29- Criar espaços para a construção de uma observação mais apurada, instigando a descrição daquilo que está sendo observado; 30- Permitir que as crianças falem sobre suas criações e escutem as observações dos colegas sobre os seus trabalhos 31- Comentar sobre os resultados dos trabalhos. 32- Observação de figuras humanas nas imagens da arte; 33- Observação de corpos em movimento pesquisados em revistas, em vídeos, em fotos; 34- Observar o próprio corpo diante do espelho. 35- Apresentação de obras de arte de alguns artistas famosos (Miró, Portinari, Monet, etc.) ou imagens para que as crianças narrem, descrevam e interpretem; 36- Reconstruir “outros quadros” a partir de obras de arte (quadros famosos) que retratem o cotidiano (ex; Ciranda, de Portinari). 37- Apresentação de quadros de artistas plásticos famosos ou imagens para que as crianças possam conversar sobre ele e sobre suas experiências pessoais. Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2009/07/sugestoes-de-atividades-educacao.html

1 comentários:

Unknown disse...

adorei as dicas sou prof, estou com uma turminha de maternal II este ano. bjs!!
ciadaaprendizagem.blogspot.com.br

Postar um comentário